FTP ou File Transfer Protocol (em português, Protocolo de Transferência de Arquivos) é uma forma de transferir arquivos.

Um cliente realiza uma conexão TCP para a porta 21 (padrão) do servidor. Essa conexão, chamada de conexão de controle, permanece aberta ao longo da sessão enquanto uma segunda conexão, chamada conexão de dados, é estabelecida na porta 20 do servidor e em alguma porta do cliente (estabelecida no diálogo entre ambos) como requisitado para a transferência de arquivo.



A conexão de controle é utilizada para administração da sessão (comandos, identificação, senhas). O utilizador, através de software específico, pode selecionar quais arquivos enviar ou receber do servidor. Para existir uma conexão ao servidor, caso o servidor exija, o utilizador informa um nome de utilizador (ou username, em inglês) e uma senha password, bem como o nome correto do servidor ou seu endereço IP. Se os dados foram informados corretamente, a conexão pode ser estabelecida. Normalmente as regras e processos já estão definidos pelo servidor. (Para o conhecimento destes dados e acessos solicite ao webmaster de sua hospedagem)


É comum o uso de um programa de FTP Cliente para facilitar os comandos e ações. Abaixo uma lista: